Pernambuco trilha um caminho pelo qual pode se consolidar como um dos pólos nacionais de grandes apresentações estrangeiras. A participação do publico nos últimos shows no Recife foi uma espécie de termômetro da capacidade da capital pernambucana em manter a vinda de grandes bandas. Para os fãs, pode ser a diferença entre aguardar a chegada das esperadas atrações ou ter que se deslocar para cidade mais tradicionais na produção de eventos desse porte, especialmente o eixo Rio-São Paulo.
Segundo o produtor do Festival de Música Independente Abril Pro Rock, Paulo André Pires, bandas estrangeiras vêm sendo trazidas há mais de dez anos, “Desde o início dos anos 90, Recife recebeu bandas como Faith No More, A-HA, Information Society, The Wailers, Men at Work, Gang Gajang e outras. Isso mostrou que a cidade tinha potencial pra shows internacionais. Recentemente esse mercado foi aquecido por nomes como Offspring, Deep Purple, Silverchair, Alanis Morissette, Iron Maiden, Motörhead, Placebo, Asian Dub Foundation”, afirma.
*O show de Danko Jones será dia 5/11
*O show de Danko Jones será dia 5/11

*Motörhead no APR 2009 (Divulgação)
Paulo André, que já havia tentado trazer a banda inglesa Motörhead, revela nunca ter perdido as esperanças, “Depois de quase 40 atrações internacionais em 16 edições do APR, realizamos o nosso sonho e de muita gente do público do festival.” Mesmo com a propalada crise mundial (a Petrobrás retirou o patrocínio do festival), a presença da grande atração de 2009 foi mantida. “É a banda mais cara que já trouxemos, disparada”.
Outra grande atração que Recife recebeu pela primeira vez foi a banda Iron Maiden, que veio em março com a turnê Somewhere Back In Time World. Foi uma grata surpresa para o fã André Mello, que chegou a ir a São Paulo no ano passado assistir ao show dos ingleses porque não contava que Recife estivesse um dia na agenda da banda. “Foi um sonho que cultivei por sete anos e não esperava que um ano depois de ter visto o show, o veria novamente. E na minha cidade! Iron Maiden em março e Motörhead em abril foram mais do que o suficiente para afirmar que Recife está mesmo se consolidando no cenário rock nacional. Tenho certeza que Metallica também virá pra cá.” (A Universal Music confirmou Metallica no Brasil).
O produtor de shows, João Marinho, ícone do cenário metaleiro recifense, já trouxe bandas como Morbid Angel e Stratovarius. João conta que para muita gente a vinda da Iron Maiden ao Recife é “surreal”, mas ele tem uma avaliação bem diferente. “Uma banda desse porte sempre foi estrategicamente possível aqui no Recife”, afirma. João foi a apresentações em outros estados do Nordeste e assegura que as produções pernambucanas são melhores. “São mais organizadas e em termos de localização também é melhor, pois nosso estado é centralizado, possibilitando o barateamento das caravanas, sem contar que o público aqui é bem mais receptivo”. E acrescenta, “Se você olhar nos vídeos, os shows aqui são bem mais energéticos”.
Por: Ana Paula Cröms / Camila Pacômio
Nenhum comentário:
Postar um comentário