Hoje em dia, criar um estúdio musical de qualidade, e mantê-lo, rende uma grande mão de obra, que vai desde o espaço para ensaios/gravações (que deve ser isolado acusticamente para que nenhum ruído vaze, o que pode causar grandes problemas com a vizinhança) até a criação de um ambiente agradável para seus clientes. Porém, o fator principal para atrair novos grupos a um estúdio é o equipamento utilizado.
Como há um grande número de estúdios por toda cidade, com preços variando entre R$30 e R$40 (aluguel por 3 horas), os clientes buscam por aquele que sobre sair em termos de qualidade dos aparelhos de ensaio e gravação.
Sala 5 Studio
foto: Divulgação
Localizado no bairro dos Aflitos, o estúdio Sala 5 está na atividade desde agosto de 2006, quando Leandro Videira, que até então era somente um músico, realizou seu sonho de trabalhar na área de produção musical e investiu o que tinha para montar seu estúdio. ‘Sempre quis ser produtor, principalmente, para movimentar a cena do rock no Recife’ afirma ele, que já gravou discos de bandas como: Porão GB, Bruno Negão e os Incomuns, Flor de Liz, Infa e os Inflamáveis (dentre outros), além das que costumam ensaiar regularmente no Sala 5: Volver, Rádio de Outono e Os Ordinários.
Para Videira (como é conhecido), os níveis dos estúdios pela cidade estão cada vez melhores. Além do aprimoramento técnico, destaca a participação de novos produtores musicais.
Em Boa Viagem, um dos estúdios que vem recebendo destaque é o Alive Studio. Localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, o estúdio ‘’mais rock n’ roll do Recife’’ iniciou suas atividades no início do ano e vem atraindo cada vez mais novas bandas.
Alive Studio
foto: Divulgação
O responsável pela criação e atendimento é o estudante Leonardo Frias, que trabalha com eventos e festivais na cidade há mais de cinco anos. Para ele, a música está em primeiro plano, e afirma ter esperanças de um dia poder viver apenas disso, mesmo sabendo das dificuldades que podem surgir.
Para atrair mais clientes, Leonardo bolou uma ideia inusitada, baixou o preço do ensaio em 50% do valor normal, o que fez com que nos dois últimos meses o número de bandas dobrasse em seu estúdio.
Ainda em Boa Viagem, o Sunset Studio se destaca pelo seu trabalho de gravação voltado a bandas da cena indie recifense. O estúdio, que possui uma sala de ensaio e uma apenas para gravação/mixagem/masterização, atualmente investe em novas bandas do cenário alternativo.
Gravação no Sunset Studio
foto: Juliana Orange
Rockout - Há quanto tempo você trabalha com música?
Clóvis Britto - 14 anos.
Rockout - O que levou você a trabalhar num estúdio de ensaio/gravação, e qual seu principal objetivo com ele?
Clóvis Britto - Paixão pela musica, tecnologia e diversidade de cada projeto. Ser bem sucedido, reconhecido e viver bem financeiramente.
Rockout - Quando o estúdio foi criado?
Clóvis Britto – Agosto de 2005.
Rockout - Quais bandas já fizeram gravação com você ou no seu estúdio?
Clóvis Britto - Gina (ex-vocalista da Pulso 100%), Vox, The Keith, Team.Radio, Gigantesco Narval Elétrico e Sabiá Sensível.
Rockout - Quais bandas costumam ensaiar frequentemente no seu estúdio?
Clóvis Britto - Sweet Fanny Addams, Team.Radio, The Keith, River Raid, Vamoz, Vox, Only Stone, Papaninfa, Nando Cordel, Gigantesco Narval Elétrico, Malvados Azuis, entre outras.
Rockout - O que você faz para atrair as bandas para o seu estúdio, e para que elas continuem retornando?
Clóvis Britto - Bom atendimento, recepção confortável (com TV, sofás, bar e vídeo game), bons equipamentos, sala ampla para ensaio e gravação e excelente acústica.
Por André Maranhão
2 comentários:
Queria sabera localização exata desses estudios, tem como vc conseguir?
bota o tel deles né doido!
Postar um comentário