terça-feira, 10 de novembro de 2009

ESTÚDIOS NO RECIFE

Trabalhar com música hoje em dia em Recife é sinônimo de perseverança, seja por parte dos músicos, empresários, produtores ou até mesmo para simples sonhadores que almejam trabalhar nessa área cultural.

Hoje em dia, criar um estúdio musical de qualidade, e mantê-lo, rende uma grande mão de obra, que vai desde o espaço para ensaios/gravações (que deve ser isolado acusticamente para que nenhum ruído vaze, o que pode causar grandes problemas com a vizinhança) até a criação de um ambiente agradável para seus clientes. Porém, o fator principal para atrair novos grupos a um estúdio é o equipamento utilizado.

Como há um grande número de estúdios por toda cidade, com preços variando entre R$30 e R$40 (aluguel por 3 horas), os clientes buscam por aquele que sobre sair em termos de qualidade dos aparelhos de ensaio e gravação.

Sala 5 Studio
foto: Divulgação


Localizado no bairro dos Aflitos, o estúdio Sala 5 está na atividade desde agosto de 2006, quando Leandro Videira, que até então era somente um músico, realizou seu sonho de trabalhar na área de produção musical e investiu o que tinha para montar seu estúdio. ‘Sempre quis ser produtor, principalmente, para movimentar a cena do rock no Recife’ afirma ele, que já gravou discos de bandas como: Porão GB, Bruno Negão e os Incomuns, Flor de Liz, Infa e os Inflamáveis (dentre outros), além das que costumam ensaiar regularmente no Sala 5: Volver, Rádio de Outono e Os Ordinários.

Para Videira (como é conhecido), os níveis dos estúdios pela cidade estão cada vez melhores. Além do aprimoramento técnico, destaca a participação de novos produtores musicais.

Em Boa Viagem, um dos estúdios que vem recebendo destaque é o Alive Studio. Localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, o estúdio ‘’mais rock n’ roll do Recife’’ iniciou suas atividades no início do ano e vem atraindo cada vez mais novas bandas.

Alive Studio
foto: Divulgação



O responsável pela criação e atendimento é o estudante Leonardo Frias, que trabalha com eventos e festivais na cidade há mais de cinco anos. Para ele, a música está em primeiro plano, e afirma ter esperanças de um dia poder viver apenas disso, mesmo sabendo das dificuldades que podem surgir.


Para atrair mais clientes, Leonardo bolou uma ideia inusitada, baixou o preço do ensaio em 50% do valor normal, o que fez com que nos dois últimos meses o número de bandas dobrasse em seu estúdio.

Ainda em Boa Viagem, o Sunset Studio se destaca pelo seu trabalho de gravação voltado a bandas da cena indie recifense. O estúdio, que possui uma sala de ensaio e uma apenas para gravação/mixagem/masterização, atualmente investe em novas bandas do cenário alternativo.


Gravação no Sunset Studio
foto: Juliana Orange                                                                                                       
A produção fonográfica fica a cargo de Rafael ‘Geléia’ Borges, enquanto o setor administrativo e produção de festivais independentes correspondem aos sócios Jader Andrade e Clóvis Britto. Este último concedeu uma entrevista exclusiva à Rockout.


Rockout - Há quanto tempo você trabalha com música?
                                                                                                                                                                                                                
Clóvis Britto - 14 anos.



Rockout - O que levou você a trabalhar num estúdio de ensaio/gravação, e qual seu principal objetivo com ele?



Clóvis Britto - Paixão pela musica, tecnologia e diversidade de cada projeto. Ser bem sucedido, reconhecido e viver bem financeiramente.



Rockout - Quando o estúdio foi criado?



Clóvis Britto – Agosto de 2005.



Rockout - Quais bandas já fizeram gravação com você ou no seu estúdio?



Clóvis Britto - Gina (ex-vocalista da Pulso 100%), Vox, The Keith, Team.Radio, Gigantesco Narval Elétrico e Sabiá Sensível.



Rockout - Quais bandas costumam ensaiar frequentemente no seu estúdio?



Clóvis Britto - Sweet Fanny Addams, Team.Radio, The Keith, River Raid, Vamoz, Vox, Only Stone, Papaninfa, Nando Cordel, Gigantesco Narval Elétrico, Malvados Azuis, entre outras.



Rockout - O que você faz para atrair as bandas para o seu estúdio, e para que elas continuem retornando?



Clóvis Britto - Bom atendimento, recepção confortável (com TV, sofás, bar e vídeo game), bons equipamentos, sala ampla para ensaio e gravação e excelente acústica.



Por André Maranhão

2 comentários:

Filipe Carvalho disse...

Queria sabera localização exata desses estudios, tem como vc conseguir?

AlmacoletiVA disse...

bota o tel deles né doido!